Rolês

ROLÊ foi o termo escolhido para expressar as características da pesquisa feita pelo grupo de investigação em campo: uma volta rápida, um deslocamento, conduzido por pessoas anfitriãs, que conhecem e atuam naquele território, que possibilita experimentar diretamente alguns espaços da cidade, percorrendo-os preferencialmente a pé, observar os espaços, acontecimentos e movimentos e dialogar com os agentes que sustentam e dinamizam seus territórios por meio de ações culturais.

Desses percursos, despontaram histórias, descobertas, percepções, perguntas, potenciais articulações. Para apreender a imagética desses percursos, o projeto convidou o fotógrafo e designer Nego Júnior, autor dos ensaios fotográficos que você pode conferir aqui.

Designer, fotógrafo e produtor artístico e audiovisual, é fundador e participante de diversos coletivos e projetos sociais e culturais. Em seus trabalhos em fotografia, voltou seu olhar para a cultura do samba rock, para os cortejos, festas, saídas de santo, entre outros cultos simbólicos das religiões de matrizes africanas, para os locais e os moradores dos bairros situados na periferia da cidade de São Paulo, como Campo Limpo, Grajaú, Cidade Tiradentes, Pirituba.